Blog

Um espaço com textos e reflexões sobre interrogações que tenho e aprendizagens que vou retirando da vida. Não pretendem ser verdades absolutas, nem "sermões" nem análises sobre como viver. Apenas uma pequena partilha de alguém no caminho, que se procura conhecer e encontrar a sua paz. 

"Com a acção de respirar em atenção plena, viajamos ao nosso interior. O nosso corpo respira; e o nosso corpo é o nosso lar. Em cada respiração, conseguimos regressar à nossa essência, ao nosso lar."
Tich Nhat Han.

Dedico este mês de fevereiro à PRIMEIRA professora de Pilates, que por estar na sombra do criador do método, passa muitas vezes despercebida. Clara Zeuner, mais tarde conhecida como Clara Pilates, nasceu na Alemanha (Ebersdorf) no dia 6 de fevereiro de 1883. Numa entrevista que deu em 1970, diz que teve formação como enfermeira e professora do...

E um novo ano começa!
O passar do tempo, das estações, das mudanças na paisagem, na luz dos dias, do frio das noites, fazem-me sempre constatar e relembrar da impermanência das coisas. Tudo o que nasce tem de morrer.
Tudo muda! A vida e o mundo são uma constante mudança. Qualquer ser vivo; objeto; projeto; ideia; pensamento; personalidade;...

Set 01

Setembro

Aos poucos, vamo-nos despedindo do verão, voltando às rotinas ou criando a intenção de instalar novas rotinas, que nos levem a um dia-a-dia com mais significado e bem-estar.
A vida foi-me ensinando a importância das rotinas, mas também me foi demonstrando a dificuldade em implementar e sustentar boas e novas rotinas. Vou percebendo que estas...

Shiva, o Adiyogi (o primeiro yogui); o Adiguru (o primeiro professor); o Mahadeva (o grande Deus); o Nataraja (o deus que dança); Shambo (o auspicioso); o pacificador; o bondoso…

É difícil estar só. Requer muita atenção e inteligência, pois assim que sentimos o vazio do silêncio e o nada do agora a mente fica inquieta...

Gosto de como a paisagem muda com o tempo. Basta estar uns dias sem pecorrer algum trilho que quando lá volto parece um novo caminho. Com alegria, sou sempre apanhada de surpresa, inevitavelmente o meu passo abranda, todos sentidos se abrem ao momento para perceber onde estou e qual o caminho que quero seguir.