Aqui e Agora!

28-07-2024

"O meu trabalho é amar o mundo" diz a poeta Mary Oliver. E ao longo do poema vai explicando o que implica esse trabalho; que é acima de tudo permanecer quieta e aprender a deslumbrar-se, a sentir alegria e gratidão porque tudo o que é necessário está aqui!

Reconheço a vitalidade e o preenchimento que sinto, sempre que roubo à agenda momentos em que conscientemente regresso ao corpo, aos sentidos, à respiração. Pequenas pausas, que embora a minha mente me queira convencer serem tempo perdido, sei bem o quanto acrescentam à minha existência, à minha passagem por aqui. Sinto-me grata e priveligiada sempre que tenho a capacidade de apreciar as flores do caminho, o brilho do olhar dos meus filhos, o sabor doce de uma fruta, o vento que toca a minha pele. Estou aprender a sentir-me grata e priveligiada sempre que tenho a capacidade de permanecer de forma compassiva com uma dor ou desconforto, pois sei que sempre que estou no momento estou viva. 

 É grande o tempo em que, como diz o escritor D.H. Lawrence, sou "uma grande árvore com as raízes no ar", a viver num mundo paralelo de pensamentos, emoções e estórias. Presa ao passado e ao futuro, a tentar agarrar o que foi bom, e a tentar fugir do que foi mau. Longe da vida que acontece aqui e agora.

O mês de Agosto representa, para muitos de nós, um tempo de férias. Um período em que dizemos um "até já" às rotinas, ao nosso quotidiano, e rumamos para novos lugares na expectativa de descansar, equilibrar, recuperar. Fico a pensar nesta ideia de ir, achando que muitas vezes partimos na tentativa de regressarmos, de nos replantarmos novamente no universo e estabelecermos raízes fortes com a vida que é este momento e que está aqui.

Estaremos sempre à procura de algo que já somos, de algo que já temos?

"Tudo o que é necessário está aqui", só preciso de estar aqui também.

Rita

Bibliografia:

Brach, Tara. (07/2024). Embodied Presence (part1) - Planting our roots in the universe. Episódio do Padcast Tara Brach.  

Oliver, Mary. (2006). The messenger. Thirst, Poems. Beacon Press. Boston. USA