Gratidão

01-03-2025
" Não é Alegria que nos torna gratos,
é a Gratidão que nos torna alegres."
David Steindl -Rast

"A relação entre Alegria e Gratidão foi uma das coisas mais importantes que encontrei na minha pesquisa. Eu não estava espera disto, mas em 12 anos de pesquisa sobre 11 mil dados, não entrevistei nenhuma pessoa que se descrevesse como alegre, que também não praticasse ativamente a gratidão. Para mim foi muito contraintuitivo porque entrei na pesquisa a pensar que a relação entre alegria e gratidão era: estás alegre, por isso és grato. Mas não foi assim. Em vez disso, percebi que praticar a gratidão traz alegria para as nossas vidas. A prática é a parte que realmente mudou a minha vida". Diz a investigadora e best-seller Brené Brown. E explica que muito embora a gratidão seja uma emoção, nós também podemos fazer dela uma prática. E quando se fala em praticar, não se está a referir a uma "atitude de gratidão" ou sentir-se grato. Uma atitude é uma maneira de pensar, uma prática é uma maneira de fazer: "tentar, falhar e tentar novamente".

Tara Brach diz que a gratidão surge quando percebemos a sacralidade da vida, e estamos presentes, abertos e recetivos, aos milagres que diariamente nos acontecem. Jack Kornfield diz que a gratidão é um reconhecimento honesto de tudo o que nos sustenta, uma reverência às nossas bênçãos, grandes e pequenas. É a confiança na própria vida, como uma criança inocente, que se alegra simplesmente por estar viva.

No romance "A cor púrpura" Alice Walker diz que "Deus só quer partilhas as coisas boas. Acho que Deus irrita-se profundamente quando passas pela cor púrpura de um campo e não te apercebes. (…) As pessoas pensam que agradar a Deus é tudo o que importa a Deus. Mas qualquer tolo que viva no mundo pode vê-lo sempre a tentar agradar-nos. (…) Está sempre a fazer pequenas surpresas e oferece-no-las quando menos esperamos."

A prática da gratidão, exercita-nos a apreciar o valor das coisas e quando apreciamos o valor das coisas, temos mais tendência em não as dar como garantidas. Perceber o milagre de puder desfrutar de um dia de paz e de sol, de um jantar divertido em família, de um passeio pela natureza, de um teto onde dormir, de ter saúde, de não ter fome, e a lista continua.

A gratidão permite-nos estar mais conscientes da efemeridade da vida e a estar despertos para todo o bom que ela nos dá, e a desfrutar desses momentos com maior prazer e Alegria. Robert Emmons diz que pela gratidão, em vez de estarmos adaptados ao bom da vida, celebramos o bom da vida, tornamo-nos agentes ativos nesta experiência que é viver, em oposição a sermos só espectadores.

Rita




Referência Bibliográficas

Brown, Brené (2021). Atlas of the Heart. Penguim Random House UK. London.

Brown, Brené (2012). Brené Brown on Joy and Gratitude. In https://globalleadership.org/. Vista em: 28/02/2025

Kornfield, Jack. (2022). Gratitude and Wonder. In https://jackkornfield.com/. Vista em: 28/02/2025

Kornfield, Jack. Gratitude and Generosity Dharma Talk. In https://www.youtube.com/@JackKornfieldChannel .Vista em: 28/02/ 2025

Brach, Tara (2021). Gratitude: Entering Sacred Relationship. In https://www.tarabrach.com/ . Vista em: 28/02/2025

Walker, Alice. The Color Purple. In https://www.goodreads.com/quotes/533567-here-s-the-thing-say-shug-the-thing-i-believe-god. Vista em 28/02/205



Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.